• blog top

Ações sustentáveis em viagens corporativas: é possível?

Conheça alguns exemplos de ações sustentáveis e reestruture a gestão das viagens corporativas em sua empresa

Em todos os segmentos as empresas têm reproduzido ações sustentáveis, sempre buscando firmar uma imagem de compromisso social e ambiental. Nesse aspecto, as viagens corporativas despontam como uma interface ainda pouco explorada, mas com grande potencial.

Já pensou em reestruturar esse setor de sua empresa, conferindo um teor de sustentabilidade às viagens? Várias organizações já mapearam essa oportunidade e vêm reestruturando toda a relação com parceiros, fornecedores, além de promover grandes projetos nessa área.

Continue essa leitura e saiba como levar essa inovação para sua empresa!

Parceria com agências de viagem social e ambientalmente responsáveis

Em se tratando de ações sustentáveis em viagens corporativas, tudo começa com a escolha de parceiros. Busque por aqueles que operem sob a perspectiva da responsabilidade social e ambiental.

Afinal, contratar preferencialmente fornecedores e prestadores de serviço com a mesma preocupação que sua empresa, significa criar uma corrente virtuosa de fortalecimento do campo das ações sustentáveis.

No entanto, esse processo não é tão simples quanto aparenta ser. No caso de agências de viagens, por exemplo, é, sim, razoável escolher uma empresa que opte por ser sustentável, tomando por pressuposto que temos muitas empresas nesse segmento de médio e grande porte.

O enredo começa a mudar quando partimos para escala dos pequenos fornecedores e prestadores de serviço, como hotéis e pousadas de pequenas cidades. Como exigir desses agentes a promoção de ações sustentáveis?

Cabe, portanto, um esforço de bom senso, pois agregar parceiros executores de ações sustentáveis nem sempre será uma possibilidade. E isso não pode implicar em atrasos ou ingerências na organização de viagens corporativas em sua empresa.

Algumas companhias chegam a trabalhar com rankings de sustentabilidade ambiental. Por esse método, “scores” são conferidos a fornecedores que promovem ações sustentáveis. Isso serve, inclusive, como um sistema de incentivos as demais empresas parceiras. Assim, elas serão mais acionadas quanto melhor estiverem posicionadas no ranking.

ações sustentáveis alatur

Programas voltados a ações sustentáveis

Mais do que escolher os parceiros certos, será preciso ser proativo na promoção de ações sustentáveis. Nesse sentido, alguns pequenos projetos podem ter um grande impacto.

Alguns exemplos são os de companhias que buscam impactar positivamente a vida da comunidade nas localidades onde operam. Vejamos como exemplo uma empresa que mantém escritórios ou sedes em pequenas cidades, cuja dinâmica econômica seja bastante incipiente.

Em viagens para fora dessas cidades, seja para reuniões de negócios ou participação em eventos que reúnam outras companhias, representantes da empresa podem se comprometer a apresentar iniciativas de pequenos negócios das cidades onde atuam.

Esses representantes atuariam como uma espécie de embaixadores dessas pequenas cidades, que, a partir da promoção da imagem do município e dos negócios locais, poderiam trazer novas oportunidades. Tenha em vista que é razoável imaginar a concretização de negócios com empresas parceiras ou entidades filantrópicas. Instituições ligadas ao fomento de iniciativas voltadas a economia solidária, por exemplo, buscam constantemente esse tipo de parceria e já têm obtido algum êxito.

Com o post de hoje, exemplificamos algumas possibilidades de promover ações sustentáveis em viagens corporativas. Temos certeza de que algumas das ideias e projetos apresentados, certamente, poderão servir de inspiração para inciativas a serem realizadas em sua empresa!

Tags: Viagens corporativas, sutentabilidade, gestão de viagens