• blog top

Redução de custos é consequência de acordo de trechos mais voados

Saiba como conseguir menores custos em viagens corporativas ao fechar um acordo de trecho

Toda empresa que possui filiais ou trabalha com colaboradores que viajam constantemente precisa ter uma estratégia de redução de custos. Se esse é o contexto de seu negócio, você já deve saber que os deslocamentos são uma das principais despesas da organização.

Um dado que complementa e confirma essa informação foi divulgado no site do Ministério do Turismo. Segundo o levantamento, do total de viagens domésticas feitas no Brasil em 2017, entre 60% e 70% foram destinadas para empresas.

Todo esse fluxo representou um gasto de R$ 64 milhões no mesmo ano. Isso somente entre as companhias pesquisadas. Então, qual o segredo para se gastar menos? A resposta está no acordo de trechos mais voados.

Para entender melhor esse cenário, neste post vamos explicar como fazer isso e a importância de uma empresa especializada para lhe ajudar.

Como obter redução de custos com a mediação de contrato?

Para garantir o máximo retorno das viagens corporativas, é imprescindível contar com uma política de viagens. Além de uma mediação de contrato com uma companhia aérea. A ideia é contar com uma empresa especializada, que otimizará o programa de viagens.

Esse processo acontece por meio do ranking de destinos e trechos mais voados. Com isso, você cria fidelidade com a companhia de aviação para voos com os trajetos mais usuais. Consequentemente, consegue reduzir o valor da passagem aérea e alcançar mais benefícios.

Por exemplo: se a sede da sua empresa é no Rio de Janeiro, mas você tem uma filial em Florianópolis, é normal que alguns colaboradores tenham que fazer esse roteiro uma ou mais vezes por mês.

Ao contar com um serviço especializado, que verificará o valor mais atrativo e com o melhor custo-benefício, você consegue negociar um desconto significativo. Para garantir essa transação, a empresa de mediação (Alatur JTB) entra em contato com a companhia aérea. Assim, informa quantas viagens devem ser realizadas por mês e tenta assegurar uma redução dos gastos.

Vale a pena destacar que esse ranqueamento feito pela empresa especializada é assegurado por meio de ferramentas e tecnologias inovadoras. Essas identificam os preços das passagens em tempo real e os valores mais atrativos de acordo com o contrato, se existir.

redução de custos trechos mais voados

Por que a quantidade de voos para o mesmo trecho é uma vantagem?

A explicação anterior evidenciou que a quantidade de voos para um trecho específico com a mesma companhia aérea é um dos pré-requisitos para garantir a diminuição de custos. No entanto, você pode obter outras vantagens, como um upgrade de classe.

Voltando ao nosso exemplo anterior, como a empresa realiza muitos voos para Florianópolis, consegue fechar um acordo com a companhia aérea. A cia, por sua vez, oferece um desconto diferenciado. Porém, esse documento também pode prever algum upgrade, a depender da mediação de contrato realizada.

Para garantir os benefícios, a empresa que realiza o processo gera um código mais em conta, conforme o contrato firmado. Assim, a compra das passagens já é feita por um preço reduzido.

Essa questão é ainda mais importante em eventos corporativos, que movimentam diferentes cidades no país. Alguns exemplos são: RD Summit (grande evento de marketing digital da América Latina), treinamentos internos com colaboradores e outros. Nesses casos, a movimentação de pessoas é muito grande, o que permite definir um preço fixo e pouco rotativo da passagem aérea para os participantes.

Novamente, é fundamental contar com uma empresa especializada, que é acostumada a lidar com conferências, confraternizações, fóruns e outros tipos de encontro.

Como obter descontos com fornecedores?

Por fim, os trechos mais voados também garantem mais descontos com fornecedores. Isso porque a agência especializada consegue negociar com diferentes serviços, como o transfer, e novamente assegurar o menor custo possível.

Nesse processo, é fundamental contar com a tecnologia e ter diferentes contatos de fornecedores, para que o contratado ofereça os melhores serviços e a assistência adequada.

Lembre-se de que é importante garantir o suporte padrão, que inclui a transmissão de orientações e a possibilidade de sanar dúvidas, e também casos de emergências, como doenças e acidentes.

Resumindo: para assegurar a redução de custos, sua empresa deve contar com uma boa mediação de contrato. Isso depende de uma empresa séria e transparente, como a Alatur JTB.

E você, conseguiu esclarecer suas dúvidas ou ainda tem algum questionamento? Deixe seu comentário e conte sua experiência!

Tags:

Regras de etiqueta para viagens em países com peculiaridades culturais

Conheça algumas regras de etiqueta aplicadas a casos concretos para se livrar de situações indesejadas em viagens corporativas

Em viagens corporativas, os efeitos do choque cultural são inevitavelmente sentidos. Tratamos desse tema em post recente (clique aqui para conferir). Naquela ocasião, apontamos algumas dicas sobre como contornar situações de dificuldade.

Hoje, partimos de uma proposta parecida, que é trazer algumas regras de etiqueta responsáveis por retirar muitas pessoas de verdadeiras enrascadas. E, de modo a facilitar a compreensão das dicas que traremos, abordaremos exemplos concretos de peculiaridades culturais de diferentes países. Não deixe de conferir!

Momento de oferecer gorjetas

Uma dúvida clássica em viagem a outros países diz respeito à necessidade de se oferecer gorjetas pelos serviços prestados em bares, restaurantes, hotéis e táxis. A princípio, podemos pensar que isso não constitui um problema, propriamente. Afinal, bastaria oferecer um valor generoso sempre que atendido por alguém, não é mesmo?

Não. A situação não é tão simples assim. Em alguns países, oferecer gorjeta é extremamente ofensivo e pode causar uma indisposição com quem está lhe servindo de alguma maneira. Em algumas regiões do interior da China, por exemplo, a gorjeta é ilegal. Além de ser extremamente mal vista em todo o território.

Em outros países, como o Japão, embora a gorjeta não represente uma ofensa, ela é absolutamente desnecessária. Isso porque os japoneses têm verdadeira predileção pela receptividade, apresentando grande prazer em servir. Desse modo, qualquer valor adicional pelo serviço pode até ser aceito, mas é dispensável.

regras de etiqueta

Abordagem junto a desconhecidos

O brasileiro é conhecido em todo mundo pela sua cordialidade e presença de espírito. Em relação à maioria dos países europeus, somos considerados mais afetivos. Isso se traduz em abordagens tidas como calorosas junto a pessoas que pouco conhecemos, com comprimentos efusivos e informalidades em geral.

Isso pode ser visto com bons olhos por boa parte dos estrangeiros. Mas em viagens de negócios, todo cuidado é pouco e cabe seguir algumas regras de etiqueta. Imagine só perder um grande contrato apenas por não ter se portado de maneira parcimoniosa? Sem gestos que indiquem uma intimidade que ainda não existe. Seria terrível, não é mesmo?

O ideal, portanto, é ir com calma em qualquer tipo de abordagem. Em jantares de negócios, por exemplo, prefira gestos sóbrios e conversas triviais. Pense que é sempre mais confortável saber onde se está “pisando”.

Consumo de álcool em países islâmicos

É mais do que óbvio reafirmar a necessidade de cumprir a lei onde quer que estejamos. Mas quando a lei condena um hábito enraizado em nossa cultura, corremos o risco de nos esquecer da proibição. Esse é o caso do consumo de álcool em países islâmicos.

Não é raro ouvirmos falar de caso de brasileiros que enfrentaram problemas com a polícia em visita a países como Emirados Árabes Unidos ou Arábia Saudita. E, se você não a quiser entrar para essa estatística, o melhor é se abster daquele bom drink, vinho ou cerveja em viagens a países islâmicos.

Vestimentas e maneira de se portar

Um assunto muito delicado e que diz respeito às mulheres são as vestimentas utilizadas em viagens em países árabes. Até mesmo em países considerados mais “liberais”, o simples fato de deixar os cabelos a mostra será um grande problema.

O rol de restrições, na verdade, pode ser bem mais extenso. Ou seja, é necessário conhecer a fundo as regras de etiqueta e recomendações sobre como se portar em cada território. Infelizmente, quem é mulher terá que se submeter a tal condição, caso tenha a necessidade de visitar determinados países.

Conclusão

Com o post de hoje, esperamos ter trazido dicas importantes sobre regras de etiqueta. Ainda que você considere ser possível passar por cima de algumas recomendações, lembre-se de que não cabe ao estrangeiro questionar os institutos legais ou comportamentos consagrados pelo hábito. Sem nenhum exagero, podemos dizer que o sucesso de sua viagem corporativa dependerá do respeito a cultura local.

E você, tem mais alguma recomendação de regras de etiqueta ou alguma situação inusitada pela qual tenha passado? Conte para gente!

Tags:

Choque cultural em viagens corporativas: 5 dicas para lidar com isso

Existem várias formas de contornar os problemas decorrentes do choque cultural. Para conhecê-los, você não pode deixar de conferir este post!

Se você tem que viajar a trabalho, já deve ter sentido o chamado choque cultural. Essa situação é caracterizada pela falta de adaptação e resiliência, causada principalmente pela sobrecarga e estresse da rotina diária.

Na prática, você pode sofrer com isso, mesmo que viaje centenas de vezes e vá a um lugar já conhecido. Entre os sintomas que pode sentir estão:

  • Ansiedade;

  • Irritação;

  • Sentimento de solidão;

  • Aborrecimento;

  • Hostilidade com pessoas nativas;

  • Redução no desempenho com estudos e trabalho.

Agora, a pergunta que fica é: como sair dessa situação? Existem várias dicas que podem lhe ajudar. Reunimos as 5 principais neste post. Então, que tal saber quais são elas?

1. Faça uma imersão na cultura da própria empresa

Uma boa alternativa para evitar o choque é imergir na cultura organizacional da empresa para se adaptar aos costumes locais. Afinal, o problema pode ser sentido em detalhes rotineiros, como com a linguagem utilizada ou a etiqueta durante os almoços de negócios.

Essas situações simples podem causar conflitos e mal-entendidos. Portanto, o ideal é observar o que a empresa mostra para o mundo externo. Leia sua missão, visão e valores.

Se necessário, viaje até a sede da empresa para entender melhor como tudo funciona e o que é exigido dos colaboradores. Essa é uma possibilidade válida, por exemplo, se você atuar no Brasil, mas a companhia for japonesa.

choque cultural 02

2. Estude o idioma local

Conhecer a língua falada pelos nativos é uma forma simples de aumentar suas chances de sucesso. É uma opção interessante mesmo se o idioma for incomum, como o polonês.

Ao estudar o idioma, você conseguirá dialogar melhor. Assim, será mais fácil fechar parcerias e criar networking. Mais que isso, a língua nativa é uma abertura para a cultura local.

Aliás, as expressões coloquiais, características da gramática e ditados dizem muito sobre a forma de pensar das pessoas naquele país. Por isso, essa é uma maneira de conhecer melhor a população.

3. Entenda que a cultura interfere na hora de fazer negócios

Você sabia que entre 45% e 70% das fusões e aquisições de empresas no mundo dão errado? E um dos principais fatores é a dificuldade de integração cultural. O dado é apresentado em matéria do jornal O Estado de S. Paulo.

Por isso, entender a importância desse aspecto na hora de fazer negócios é imprescindível. Qualquer negociação deve extrapolar os critérios de mercado e financeiros.

A ideia é compreender: pontos fortes e fracos, líderes influentes, estilo de liderança, como a empresa se comunica e o clima organizacional. A partir dessas características, fica mais fácil manter um patrimônio intangível e consolidado.

choque cultural 01

4. Conheça as 4 fases do choque cultural

Esse ciclo de reajuste a uma nova etapa é composto por 4 fases diferentes. Confira.

4.1. Fase 1

O sentimento é de euforia e você está feliz com a mudança. Nota semelhanças com seu local de origem e as diferenças ainda são interessantes.

4.2. Fase 2

Os elementos da nova cultura passam a incomodar e geram irritação, impaciência, tristeza e raiva. Os pequenos aborrecimentos diários se tornam grandes problemas. Por isso, você sente esgotamento físico e mental. Alguns vícios podem ser criados para compensar os sentimentos, como comer ou dormir em excesso e obsessão por limpeza.

4.3. Fase 3

O processo de adaptação começa e há uma aceitação das peculiaridades locais. Os sentimentos negativos são compreendidos e você encontra novas formas de lidar com eles.

4.4. Fase 4

Esse é o momento de aproveitar a nova cultura, fazer amizades, conhecer lugares novos e até oferecer dicas para os novatos.

5. Insira-se na cultura local

A melhor forma de passar pelas fases de adaptação é conhecer a música, o cinema, as artes visuais, a literatura e qualquer outro aspecto que ajude a entender o cotidiano da população.

A televisão pode contribuir muito, porque permite compreender o que os nativos gostam ou não em termos entretenimento e afins. Os comerciais são outras boas fontes de conhecimento para saber como as empresas lidam com os consumidores. Assim, você também pode obter insights para o seu trabalho.

Desse modo, o choque cultural é uma via de mão dupla. Ele traz sentimentos negativos, mas pode ser uma boa ferramenta para conhecer o local e aprender mais sobre outro país.

E você, já passou por isso? Conte pra gente e explique como fez para sair dessa situação!

Tags:

Relatório de viagem deve ser seu aliado para descontos com cias aéreas

Faça de seu relatório de viagem uma grande ferramenta de barganha e passe a pagar menos em suas viagens corporativas

Todo relatório de viagem de sua empresa pode ser uma grande ferramenta de barganha. Imagine que a proporção de viagens realizadas em determinados períodos poderá demonstrar a uma companhia área que você não é qualquer cliente. Afinal, qual companhia não se interessaria por manter uma relação de parceria com um consumidor que realiza dezenas de viagens em um mesmo mês?

Nesse tipo de negociação, muitas podem ser as contrapartidas, que não se resumem a descontos nos valores cobrados por trecho. Neste post, apresentaremos como estabelecer esse tipo de negociação junto a companhias aéreas. Não deixe de conferir!

"Não bastaria buscar as melhores promoções?"

Antes de passarmos a forma como uma empresa pode apresentar seu relatório de viagem, cabe responder uma questão relevante... "Não bastaria planejar as viagens e pesquisar os melhores descontos?".

Se é você a pessoa responsável por lidar com essa demanda em sua empresa, você sabe que não é tão simples assim. A depender do número de viagens a serem realizadas em determinado períodos, essa tarefa cresce em complexidade. Assim, as chances de se cometer erros passa a ser considerável.

Nesse caso, errar significa incorrer em maiores custos para cumprir todos os itinerários. Esta é uma situação indesejada por qualquer empresa. Além disso, contar com tarifas promocionais é uma situação das mais incertas, não é mesmo? Afinal, nunca se sabe quando elas parecerão.

relatório de viagens

"De que forma apresentar um relatório de viagem a cia aérea?"

Agora que você já sabe que não é um bom negócio simplesmente planejar as viagens em sua empresa e contar com tarifas proporcionais... Então, podemos apresentar as formas como você pode utilizar seu relatório de viagem para obter descontos com companhias aéreas.

Primeiramente, devemos tratar de que forma apresentar essas informações. Você já ouviu falar de Market Share?

Market share nada mais que o percentual que uma empresa detém em determinado mercado. Suponhamos que uma transportadora na região metropolitana de São Paulo seja responsável por captar 30% dos fretes de indústrias químicas sediadas no referido território. Esse é um número significativo. Ainda, claramente chama a atenção de qualquer potencial parceiro, passando uma ideia de solidez e estabilidade operacional.

Em um momento seguinte, você pode passar a tratar das viagens realizadas pelos colaboradores de sua empresa e o quanto é gasto nos trajetos mensalmente. Feito isso, é interessante demonstrar qual companhia aérea apresenta as melhores tarifas para seus destinos preferenciais.

Baseado nisso, você poderá propor que a companhia pelo menos cubra o valor apresentado. Somado a isso, você pode ainda buscar outros tipos de barganha. Como exemplo, pelo menos um volume de bagagem gratuita por viagem realizada. Tenha em vista que, desde que se passou a se cobrar pelo embarque de bagagens, os custos com viagens corporativas aumentaram significativamente.

Conheça a Alatur JTB e como podemos te ajudar nessas negociações

Como já falado ao longo deste post, planejar viagens corporativas em sua empresa não é tarefa das mais fáceis. Afinal, exige um grande esforço de planejamento e organização. Tendo isso em vista, imagine poder contar com um parceiro que faça isso pela sua empresa a partir da garantia de que haverá diminuição de custos?

Essa é exatamente a missão da Alatur JTB, agência especializada em gestão de viagens corporativas. Ao contar com nossas soluções, você terá acesso a tarifas exclusivas para diversos destinos, além de delegar todo o gerenciamento de agendamento das viagens em sua empresa.

Entre outras vantagens, a Alatur JTB oferece:

  • rápida adesão aos planos de servoços disponíveis;
  • comparação de tarifas entre diferentes companhias aéreas;
  • estruturação de uma política de viagens;
  • reembolso automático de bilhetes à empresa e
  • geração de relatório de viagem e demais informações pertinentes.

Acesse nosso site e confira nossos preços e condições!

Tags:

Ações sustentáveis em viagens corporativas: é possível?

Conheça alguns exemplos de ações sustentáveis e reestruture a gestão das viagens corporativas em sua empresa

Em todos os segmentos as empresas têm reproduzido ações sustentáveis, sempre buscando firmar uma imagem de compromisso social e ambiental. Nesse aspecto, as viagens corporativas despontam como uma interface ainda pouco explorada, mas com grande potencial.

Já pensou em reestruturar esse setor de sua empresa, conferindo um teor de sustentabilidade às viagens? Várias organizações já mapearam essa oportunidade e vêm reestruturando toda a relação com parceiros, fornecedores, além de promover grandes projetos nessa área.

Continue essa leitura e saiba como levar essa inovação para sua empresa!

Parceria com agências de viagem social e ambientalmente responsáveis

Em se tratando de ações sustentáveis em viagens corporativas, tudo começa com a escolha de parceiros. Busque por aqueles que operem sob a perspectiva da responsabilidade social e ambiental.

Afinal, contratar preferencialmente fornecedores e prestadores de serviço com a mesma preocupação que sua empresa, significa criar uma corrente virtuosa de fortalecimento do campo das ações sustentáveis.

No entanto, esse processo não é tão simples quanto aparenta ser. No caso de agências de viagens, por exemplo, é, sim, razoável escolher uma empresa que opte por ser sustentável, tomando por pressuposto que temos muitas empresas nesse segmento de médio e grande porte.

O enredo começa a mudar quando partimos para escala dos pequenos fornecedores e prestadores de serviço, como hotéis e pousadas de pequenas cidades. Como exigir desses agentes a promoção de ações sustentáveis?

Cabe, portanto, um esforço de bom senso, pois agregar parceiros executores de ações sustentáveis nem sempre será uma possibilidade. E isso não pode implicar em atrasos ou ingerências na organização de viagens corporativas em sua empresa.

Algumas companhias chegam a trabalhar com rankings de sustentabilidade ambiental. Por esse método, “scores” são conferidos a fornecedores que promovem ações sustentáveis. Isso serve, inclusive, como um sistema de incentivos as demais empresas parceiras. Assim, elas serão mais acionadas quanto melhor estiverem posicionadas no ranking.

ações sustentáveis alatur

Programas voltados a ações sustentáveis

Mais do que escolher os parceiros certos, será preciso ser proativo na promoção de ações sustentáveis. Nesse sentido, alguns pequenos projetos podem ter um grande impacto.

Alguns exemplos são os de companhias que buscam impactar positivamente a vida da comunidade nas localidades onde operam. Vejamos como exemplo uma empresa que mantém escritórios ou sedes em pequenas cidades, cuja dinâmica econômica seja bastante incipiente.

Em viagens para fora dessas cidades, seja para reuniões de negócios ou participação em eventos que reúnam outras companhias, representantes da empresa podem se comprometer a apresentar iniciativas de pequenos negócios das cidades onde atuam.

Esses representantes atuariam como uma espécie de embaixadores dessas pequenas cidades, que, a partir da promoção da imagem do município e dos negócios locais, poderiam trazer novas oportunidades. Tenha em vista que é razoável imaginar a concretização de negócios com empresas parceiras ou entidades filantrópicas. Instituições ligadas ao fomento de iniciativas voltadas a economia solidária, por exemplo, buscam constantemente esse tipo de parceria e já têm obtido algum êxito.

Com o post de hoje, exemplificamos algumas possibilidades de promover ações sustentáveis em viagens corporativas. Temos certeza de que algumas das ideias e projetos apresentados, certamente, poderão servir de inspiração para inciativas a serem realizadas em sua empresa!

Tags:

Sustentabilidade empresarial: 3 práticas para reduzir impactos negativos

Entenda na prática como algumas ações de sustentabilidade empresarial podem ser efetivas em seu negócio!

A sustentabilidade empresarial é um tema da ordem do dia e se refere a mecanismos que podem ser adotados visando a redução de impactos ambientais e sociais provocados pela operação das organizações.

Por se tratar de algo relativamente novo, há uma grande discussão sobre o que é realmente efetivo. Isso é: quais práticas reconhecidamente funcionam e quais são apenas ideias bem intencionadas, mas que não mostram seu valor real.

Em meio a esse cenário, resolvemos trazer no post de hoje um pequeno guia com 3 ações que devem ser implementadas em projetos de sustentabilidade empresarial. Confira:

 

sustentabilidade empresarial

1. Planeje seu projeto de sustentabilidade empresarial

Um problema recorrente em projetos de sustentabilidade empresarial diz respeito a descontinuidade das ações. Isso decorre, quase sempre, da falta de planejamento das ideias as quais se pretende colocar em prática. Mas por que essas ações carecem de maior planejamento?

A resposta para essa pergunta é um tanto intuitiva. Por não se tratar de algo central na vida das organizações, os projetos nessa área perdem facilmente o caráter de prioridade que em algum momento adquiriram, sendo interrompidos intempestivamente ou adiados de forma indefinida.

Nossa dica, portanto, é que você e sua empresa pensem em algo que esteja dentro de suas possibilidades, começando por ações modestas e partindo para iniciativas mais arrojadas com o passar do tempo. E, não se esqueça, qualquer pequeno passo deve ser muito bem planejado.

2. Coloque em prática ações de impacto

Mais do que planejar com perícia as ações de sustentabilidade empresarial, se faz necessário pensar em algo que tenha impacto de verdade. Estamos falando de ações em que as pessoas tenham facilidade para enxergar os resultados obtidos, sabendo o que realmente a empresa fez.

Como exemplo, podemos citar algumas iniciativas voltadas a redução de impactos ambientais em viagens de negócios. Nesse meio, algumas empresas tiveram a ideia de reparar a emissão de gases poluentes com projetos voltados ao plantio de árvores. Imagine que determinada proporção de CO2 corresponderá a uma cota específica de árvores a serem plantadas em praças públicas ou parques próximos a centros urbanos.

Perceba que essa não é uma ação dispendiosa e não comprometerá o faturamento da empresa. Ao mesmo tempo, trata-se de algo muito fácil de ser assimilado pelo público, uma vez que a relação de causa, efeito e reparo associado ao impacto pode ser muito bem compreendida, permitindo a organização explorar os resultados positivos associados ao projeto.

 

sustentabilidade empresarial 02

3. Faça do carro um vilão preferencial

Quando o assunto é sustentabilidade ambiental, o carro aparece, inevitavelmente, como um grande vilão. Nos centros urbanos especialmente, os problemas como trânsito e elevados índices de poluição são mais sentidos, dado a grande frota de veículos presente em nossas cidades.

E não é difícil imaginar o porquê disso. Afinal, as famílias, atualmente, não se organizam no sentido de adquirir apenas um automóvel para suprir a demanda de deslocamento de todos. Muito pelo contrário! Desde que se tenha condições financeiras, o que se observa é a aquisição de dois, três carros.

As empresas, por sua vez, embora não sejam responsáveis diretamente pelo elevado número de carros nas ruas, pode, sim, fazer a diferença. Em viagens de negócios, por exemplo, meios de transporte como avião, trens e ônibus, devem ter preferência sobre o carro.

Ademais, ações voltadas ao incentivo de caronas solidárias também são muito bem-vindas. Imagine que o sucesso de uma iniciativa nessa área, ainda que não seja um grande projeto de sustentabilidade empresarial, poderá ser uma boa vitrine.

E aí, o que você achou das práticas em sustentabilidade empresarial que trouxemos neste post? Como sua empresa tem se organizado nessa área de suma importância para qualquer negócio? Conte para gente nos comentários!

Tags:

Evite erros ao procurar passagens imperdíveis para seus viajantes

As passagens imperdíveis são reais, mas para conseguir uma compra deste tipo e não cometer erros é preciso estar atento a algumas dicas!

A busca por passagens imperdíveis, combinadas com bons preços e boas datas, pode se tornar uma pesquisa cansativa e, em muitos casos, sem nenhum resultado. Mas isso acontece, principalmente, quando dois passos cruciais são deixados de lado: a falta de um planejamento e de uma boa pesquisa. Falhar nessas duas etapas é começar errando.

Motivos como esses demonstram que estar por dentro da dinâmica da venda de passagens aéreas é algo essencial. Em função disso, nós, da Alatur JTB, daremos as dicas para que na hora de adquirir passagens com ótimas condições, erros como esses não aconteçam. 

Não erre mais!

Como dito anteriormente, a falta de pesquisa e de planejamento são os erros mais comuns. São eles que desencadeiam uma série de problemas, afinal, fazer qualquer coisa de última hora pode trazer complicações! Seja em detalhes técnicos, como enganos em dados cadastrais, ou financeiros, encontrando apenas passagens mais caras. 

Atenção à veracidade das informações e condições

A pesquisa tem papel fundamental em todo o processo. Encontrar bilhetes em sites confiáveis e com preços que não se pode perder não é uma jogada de sorte, mas de persistência.

Com a ajuda da internet isso tudo tem uma facilidade muito maior. São muitos sites e informações em toda parte. Por este motivo, conferir a veracidade de preços e promoções, detalhes e condições das viagens poupará aborrecimentos futuros. 

Trace um plano

Outro alicerce importe é planejar, como falamos. Essa é uma tecla que não se pode deixar de bater. Imagine conseguir fazer uma pesquisa ótima, com os resultados esperados, mas por falta de um planejamento bem detalhado não conseguir embarcar?

Perder uma boa oferta porque não houve um plano a ser seguido trará só mais prejuízos, além de todo trabalho arruinado. Faça uma agenda, esteja atento às datas para que seu viajante realize um deslocamento a negócios tranquilo, sem perder datas importantes no destino.

passagens imperdíveis alatur

Não deixe passar

Mesmo que tudo pareça certo (afinal, conseguiu passagens imperdíveis, não só em preço, mas também em uma boa data), alguns detalhes podem te fazer não ter o resultado esperado. Então, como garantir uma viagem sem dor de cabeça?

Fique de olho em:

  • Erros no cadastro

Esse é o tipo de detalhe que acaba sendo deixado de lado por muitos gestores de viagem sem querer. Porém, erros pequenos como uma letra trocada no nome ocasionam grandes transtornos, inclusive a não possibilidade de embarque.Verifique cada detalhe na hora da compra e solucione o quanto antes com sua agência de viagem ou, caso já estiver no aeroporto, no guichê da cia aérea responsável.

  • Verificar escalas e conexões

Caso o voo de seu viajante apresente escalas ou conexões, fique alerta. Principalmente nestes casos, que envolvem viagens corporativas: perder os horários de embarque pode prejudicar uma reunião importante.

Ao procurar por passagens imperdíveis é normal que voos com escalas e conexões sejam mais baratos do que voos diretos. Atente-se aos tempos de parada e em como isso poderá afetar a agenda do viajante. Mantenha-o informado a todo o tempo sobre os desembarques necessários, horários de embarques em novos voos e outros detalhes que farão com que o trajeto seja feito como o previsto.

Como economizar ainda mais diante de passagens imperdíveis?

Evitando esses tipos de erros você acaba fugindo dos prejuízos, claro! Mas quem não gostaria de algumas dicas para aproveitar ainda mais esse momento de economia?

Por isso, aqui vão alguns conselhos de amigo:

  • Uso de milhas:

Faça parte de um programa de milhas e analise as possibilidades para uso deste benefício. Essa análise mostrará em quais viagens a aplicação de milhas é muito mais vantajosa. Isso fará com que sua empresa economize ainda mais ao adquirir passagens aéreas aos viajantes!

  • De olho nos cookies

Já aconteceu de você pesquisar preços de passagens e, quando voltar poucos minutos depois na mesma página, o preço ter uma alteração considerável?

Pois é! Muitos sites de passagens aéreas estão sempre de olho na demanda. A partir do momento que o interesse naquela passagem é percebido pelos cliques do internauta, a mudança no valor acontece.

Sabendo disso, a limpeza dos cookies em seu computador ou mobile, a mudança de navegador ou o uso de janela anônima para acessar o mesmo site, faz com que seu interesse não seja rastreado. Desta maneira, fica bem mais difícil dos sites fazerem uma mudança tão rápida nos preços.

Não seja 8 ou 80

A tão sonhada promoção apareceu, mas será que se pode confiar no site? Será que essas passagens imperdíveis não têm algo a mais? Você leu todos os detalhes das condições dessa compra? 

Não é muito estratégico sair comprando a primeira grande oferta que aparecer. Apure se ela vale a pena, leia os termos de serviço, compare os valores.

Mas toda moeda apresenta seus dois lados. Quando verificar que encontrou a oportunidade certa e checou a veracidade das informações e condições, agarre a chance antes que a promoção acabe!

Bom saber

Oferta e demanda fazem parte de uma lógica que também está presente na hora de viajar de avião. Durante a madrugada, em que poucas pessoas procuram passagens, pode entrar esse mesmo raciocínio. 

Há um menor custo ao comprar passagens entre às 22h e às 6h da manhã. 

Contudo, do mesmo jeito que durante este período os valores tendem a ser mais baixos, a demanda de passagens imperdíveis também é menor. Afinal, menos acesso equivale a menores chances de divulgação de ofertas.

Como melhorar essa experiência e garantir passagens imperdíveis?

Outro ponto muito discutido é: será mesmo que deixar a compra para última hora vale a pena? 

Já apresentamos aqui que o planejamento é crucial para a economia. Pode ser que exista uma passagem perfeita, com preço ótimo e no horário em que você precisa, mas será que vale arriscar? Se a sua viagem for corporativa, então, não dá para depender do tempo para caçar uma promoção relâmpago entre milhares de sites.

Por isso, nós, da Alatur JTB, oferecemos serviços especializados para que você garanta suas passagens com o melhor custo X benefício!

Qual o melhor dia para comprar passagem aérea?

Saber qual o melhor dia para comprar passagem aérea também é economizar! Por este motivo, confira dicas de nossos especialistas.

Mito ou verdade? As muitas histórias sobre os dias, horários, meses em que passagens aéreas são mais baratas sempre voltam à tona. Quando menos se espera, você já está questionando: qual o melhor dia para comprar passagem aérea?

Dúvidas como essa são comuns, mas graças à Alatur JTB, isso não será mais uma preocupação. Afinal, é verdade sim que há o melhor dia para adquirir bilhetes aéreos - e nossos especialistas contam qual é.

Ficou curioso? Continue com a gente, aproveite as dicas e uma boa viagem!

Não deixe as dicas na bagagem! 

Existe toda uma dinâmica para a venda de passagens aéreas, diferenças de preços em temporadas, feriados, e isso ocorre até mesmo em meses não sazonais. 

Segundo pesquisas realizadas por sites especializados em viagens, o melhor dia para a compra de uma passagem aérea é com 56 dias de antecedência

Sim, isso quer dizer que a probabilidade de encontrar preços baixos está relacionada ao planejamento, pesquisa e análise dessas oscilações.

Além disso, as pesquisas também indicam que a variação de preço de uma passagem no sábado para a terça-feira é de 11%, significando que as terças-feiras são ainda os melhores dias para realizar a viagem.

Mesmo que os motivos possam variar, a razão por essa diferença se concentra principalmente no fato de que os finais de semana acabam tendo maior demanda. Afinal, são bastante escolhidos por turistas e essa procura elevada acaba causando mudanças significativas.

melhor dia para comprar passagem aérea

Mas por que justo às terças-feiras as passagens são mais baratas?

Uma das explicações está no dia de lançamento das ofertas de passagens que ainda restam. Isso acontece para que as companhias aéreas consigam ocupar o máximo que puderem os voos. Normalmente, o lançamento ocorre às terças-feiras, então, fique de olho!

Viu? O segredo para encontrar qual o melhor dia para comprar passagem aérea é sempre saber analisar e procurar, com todas as possibilidades existentes ter paciência e persistência são características cruciais.

Mala cheia de possibilidades!

É no período do ano que coincidem com as férias escolares, mais conhecido como alta temporada, que os preços das passagens aumentam. Por motivos como esse, se seu objetivo, além de saber qual o melhor dia para comprar passagem aérea, é economizar, vai aí algumas dicas de nossos profissionais:

•    Sempre que possível, evite viajar nessa época de alta temporada. Ou seja, Julho, Dezembro e Janeiro. Busque alternativas mais afastados das datas acima e de feriados.

•    Não deixe para última hora a compra das passagens! Isso encarece os preços e você ainda pode não ter muitas opções de horários caso os voos lotem, hein!

•    Prefira adquirir as passagens por meio de operadoras e agências de viagens, principalmente se ela for corporativa. Contando com empresas como a Alatur JTB, é possível encontrar preços mais em conta devido a parcerias com fornecedores e maior facilidade de comparação de valores em tempo real.

•    Sempre se atente aos prazos e horários para encontrar qual o melhor dia para comprar passagem aérea de acordo com as suas necessidades, sejam as mais urgentes ou as que tiveram mais tempo para o planejamento.

•    O horário em que os preços são mais baixos é no período noturno, a partir das 18h. Use isso ao seu favor. 

•    O uso das milhas pode ser um trunfo nessas horas. Utilize sempre que possível para adquirir preços ainda mais baixos.

Hora do lazer depois do expediente

Pode valer muito a pena emendar viagens corporativas com as de lazer, dependendo das datas dos compromissos.

Ficar uns dias a mais que não envolvam sua rotina profissional não seria problema. Assim, além de saber qual o melhor dia para comprar passagem aérea de retorno, é importante se planejar com a bagagem. Pense no que levar para trabalhar e curtir.

É importante que o viajante tenha em mente valores a serem pagos à parte ao emendar sua viagem para propósitos de lazer. Além de não esquecer de finalizar qualquer pendência do trabalho antes de curtir a folga.

Dicas extras: bagagem

Se ainda existem dúvidas sobre o que levar e como organizar a bagagem, temos algumas indicações que farão você aproveitar da melhor maneira possível a experiência.

•    Faça uma lista. Não leve a mais e nem a menos.

•    Comece não esquecendo que as bagagens têm limites de peso e tamanho a depender da categoria do voo e da cia aérea, bem como das regras do destino. Esteja atento e conte com a Alatur JTB para ter todas as informações necessárias.


•    Pense na quantidade de dias que passará fora e quais situações. Desta forma, escolher as peças de roupas fica mais fácil. 

•    Não esqueça de conferir a previsão do tempo para saber o que levar na bagagem, principalmente em questão às vestimentas.

•    Esteja de olho no que é permitido levar em viagens. Acesse nosso outro artigo aqui para saber mais sobre isso.

Conte com a Alatur JTB

Nem sempre é possível estar atento às promoções de viagens aéreas e lidar com tantos prazos. Principalmente quando o pensamento está apenas e exclusivamente em sua viagem de negócios e nas demandas antes, durante e após o deslocamento. 

Para isso, nós, da Alatur JTB, especializados nesse tipo de serviço, cuidamos de tudo para você e encontramos o melhor dia para comprar passagem aérea.

Basta entrar em contato com nossos atendentes e ficar por dentro das soluções, possibilidades e facilidades que oferecemos em passagens aéreas e muito mais!

Passo a passo: comprar passagens online para sua empresa

Comprar passagens online é uma facilidade da sociedade moderna e tecnológica em que vivemos, mas dúvidas podem aparecer. Não perca esse passo a passo!

A internet tem facilitado bastante as atividades do dia a dia. Como pagar contas, mobilidade, alimentação, vestimenta e até as viagens corporativas! Comprar passagens online é realmente algo que agiliza a vida de todos que têm deslocamentos a trabalho a serem feitos. Afinal, não é preciso se mover até o aeroporto ou agência apenas para adquirir os bilhetes.

O tempo de deslocamento até o local da compra é revertido em pesquisa, planos e tudo isso com um único clique. Apesar da facilidade de comprar passagens online, é preciso seguir alguns passos para que a solução não se torne um problema. 

Continue com a Alatur JTB e saiba como encontrar passagens aéreas baratas e em promoção, tudo isso em um clique. 

comprar passagens online alatur jtb

Tecnologia e solução 

Viagens corporativas demandam preocupações que vão além da própria reunião de negócios. Reserva de hotel, bilhetes aéreos, alimentação, transporte... Etapas importantes e que, na maioria das vezes, ficam na responsabilidade das secretárias ou gestores de viagens.

O motivo dessa atividade ficar em outras mãos, que não na do colaborador que fará a viagem, mostra como todo esse processo deve ser cuidado. Afinal, é preciso prezar pelo conforto e tranquilidade do viajante sem esquecer o objetivo central daquela viagem. 

É necessário, então, planejar, organizar e comparar preços, mas isso demanda tempo e atenção, ações que nem  sempre são possíveis, por isso nós, da Alatur JTB, que sabemos da importância de uma viagem econômica, tranquila e prática, temos algumas dicas para você. 

Seguindo um passo a passo 

1. Coloque o orçamento na ponta do lápis

É hora de fazer aquela viagem de negócios. Decisões precisam ser tomadas, planos serão feitos, mas qual o seu orçamento para isso? É a partir daqui que datas, passagens, hotéis, tudo que envolve uma viagem precisa ser encaixado. Pense nisso antes de comprar passagens online.

2. Planeje

Após saber da parte financeira, é hora de lidar diretamente com a agenda. Quando o encontro de negócios acontece? Onde? Quais meios de transporte serão precisos? Quanto tempo leva cada deslocamento? Bagagem de mão ou despachada? Cabe tudo no orçamento?

Essas são informações importantes antes de comprar passagens online e de reservar o hotel. 

3. Opte pela operadora de viagem ideal 

Logo depois de ter todos os dados relevantes em mãos, chegou a hora de encontrar uma agência que saiba lidar com essas informações e seja especialista em viagens corporativas.

E por que não contar com a Alatur JTB? Sabemos que todo o processo de organizar e comparar bilhetes aéreos é realmente trabalhoso  e agilizar esse trabalho para sua empresa.

Economia aliada à Política de Viagens

Nossas soluções facilitam a compra de passagens online, bem como reservas de hospedagem e muito mais. Isso não só gera economia em suas viagens corporativas, mas também segue a Política de Viagens de sua empresa.

Comparação de preços em poucos cliques

Graças a essas soluções, a comparação de preços de hospedagem e de passagem aérea fica muito mais fácil. Atrelado a isso, nossos sistemas ainda fazem todo o gerenciamento necessário das políticas de despesas nas viagens dos funcionários e na realização da compra. 

Dessa maneira, todos as metas serão cumpridas com êxito e tranquilidade. As dificuldades que antes incomodavam tanto, agora têm respostas rápidas e muito mais fáceis. 

4. Use nossas ferramentas

A reserva de hotéis, de passagens aéreas baratas, transfers... Ao utilizar nossas ferramentas, basta acessar nosso painel Online Booking Tool. 

Agora selecione o que procura. Veio em busca de comprar passagens online? Apenas clique na opção desejada, aquela que se encaixa melhor à sua política de viagens, nos preços e no seu planejamento. A busca será feita e, caso deseje, a compra poderá ser finalizada.

Para melhorar ainda mais a sua navegação, o nosso suporte especializado é gratuito, seja para viajantes ou gestores. E se for preciso, relatórios gerenciais te ajudarão a controlar de maneira eficaz seu budget em viagens corporativas. 

Conte com a gente!

À primeira vista, a ajuda de especialista pode não parecer importante na hora de comprar passagens online. Parece tão simples, certo? E é bem simples mesmo, mas alguns itens não podem ser deixados de lado.

Ao contar com a Alatur JTB, você tem ao seu dispor soluções online, que agilizam todo o processo, além do atendimento de uma agência especializada em viagens corporativas.

Não há mais motivos para não aderir às facilidades de comprar passagens online. Tornar as atividades do dia a dia mais eficientes só facilitarão todos os outros afazeres pendentes.

Com a Alatur JTB você terá mais tempo para resolver outros problemas. Venha conhecer nossos serviços e consulte nossos especialistas!

Comparar passagens aéreas para viagens corporativas: como fazer?

A melhor maneira de economizar com passagens aéreas, é comparar, principalmente com a necessidade de seguir a política de viagens. Não perca essas dicas!

Tudo já foi feito, mas e agora? Chegou a hora de comprar passagens aéreas, afinal, você já passou por todo planejamento, sabe o que levar nas malas, consultou a política de viagens, tem exatamente tudo que precisa... Só que é necessário pensar em mais um detalhe antes da finalização da compra: comparar passagens aéreas. 

Várias abas abertas no navegador?

Essa parte do processo é bem cansativa, começando pelos diversos sites disponíveis. Isso nos deixa perdidos, não é mesmo? Ficar mudando de aba o navegador da Internet não é algo que ajuda muito nesse momento. O tempo que se leva para comparar passagens aéreas dessa maneira, se reduzido, faria com que sobrasse tempo para resolver outras demandas. 

Além disso, a troca de abas pode gerar confusão na hora da escolha. Desta forma, só seria mais um empecilho para a tarefa, podendo gerar problemas que não precisariam estar ali! Como, por exemplo, achar uma passagem com o preço bom, finalizar a compra, mas acabar percebendo que o horário não bate com a agenda do colaborador...

Ou mesmo, na hora de finalizar a compra, se deparar com taxas extras que antes não apareciam naquele preço tão atraente na página principal...

Se você precisa saber como tornar essa etapa parte da solução e não do problema, continue conosco, da Alatur JTB!

comparar passagens aéreas alatur

Descomplicando 

A busca por passagens aéreas que se encaixem em suas necessidades já não aparenta ser algo tão fácil de fazer. Comparar passagens aérea, então, deixa tudo ainda mais difícil à primeira vista.

O tempo gasto aqui poderia ser investido em outra parte do seu dia, produzindo ainda mais ao invés de passar algumas horas pesquisando e pesquisando... Além de perder dinheiro!

Concorda que não dá mais para ter dor de cabeça com uma atividade que deveria ser muito mais simples? E simples em todo o processo de planejamento até finalização de uma viagem de negócios?

Se sua resposta foi "sim" a estas perguntas e se você está em busca de mais vantagens, a Alatur JTB tem a solução para o ganho de tempo na hora de comparar passagens aéreas. 

Vantagens dos serviços da Alatur JTB

  • Ferramenta online: você pode fazer tudo de onde estiver em poucos cliques: rápido, fácil e acessível!

  • Simplificando: qualquer atividade que esteja sendo desempenhada no computador ou mobile pode ser atrapalhada com a quantidade de abas abertas, maior lentidão, confusão entre as telas... Imagine só fechar uma aba sem querer, além da dificuldade em absorver tantas informações! Com a Alatur JTB, comparar passagens aéreas ficou muito mais fácil, pois tudo estará à disposição em uma só tela.

  • Exatidão: além de um serviço oferecido em uma mesma tela, a exatidão na hora de comparar passagens aéreas permite tomar decisões rapidamente. Você terá em mãos os preços dos principais sites de compras de passagens e companhias aéreas.

  • Política de Viagens: seguindo sua Política de Viagens, traremos a todo momento as melhores condições em preços e promoções. E, claro, encaixando sempre todas as necessidades de sua empresa, trazendo sempre a melhor solução.

  • Suporte: temos especialistas prontos para qualquer empecilho, gerando uma dinâmica ainda melhor de resolução de problemas que possam surgir no caminho. Resolvemos suas dúvidas e damos suporte não só no quesito custo-benefício, mas em qualquer situação!

  • Controle: graças aos nossos serviços, o controle de gastos torna-se uma realidade, pois há relatórios criados especialmente para esse tipo de demanda!

Remediar não é mais uma opção

Você já tem em mãos os horários, prazos, dias e orçamento da viagem, basta apenas fazer a pesquisa de acordo com o que deseja, selecionando e filtrando as opções.

Como foi possível perceber, oferecemos um serviço de qualidade, rapidez e facilidade. Está claro que não dá para perder mais tempo com uma atividade que gera um trabalho desnecessário.

Os processos estão mudando e nós, da Alatur JTB, trouxemos mais soluções para você. Então, por que não conhecer? Não deixe para depois. Os resultados aparecerão mais rápido do que imagina!

Afinal, as viagens corporativas acabam movimentando o mercado do turismo de uma maneira diferente das viagens de lazer, com o objetivo inicial de alcançar novas conquistas em lugares diferentes de onde a empresa está instalada!

Tudo isso acontece para que o colaborador consiga conquistar novos territórios, em mercados mais amplos, seja participando de eventos, treinamentos ou reuniões. 

E por conta de toda a responsabilidade que uma viagem corporativa está envolvida, é essencial um controle maior, evitar dor de cabeça, para focar 100% na intenção da viagem.

Gestão aliada a um suporte de emergências, é a solução antes mesmo do problema surgir! Se ainda assim ele aparecer, seja com bagagens ou horários, não terá uma demora ainda maior para ser resolvido. É isso que nós oferecemos com nossos serviços e soluções!